Pedidos são criados quando o cliente completa o processo de checkout e só são visíveis pelo administrador da loja. Cada pedido recebe um ID único de pedido.
Um pedido também tem um status. Os status de pedido te informam qual a situação do pedido, iniciando em “pendente” e terminando com “completo”. Os seguintes status são utilizados:
- Pendente – Pedido recebido (não pago ainda);
- Falha – O pagamento falhou ou foi recusado (não pago);
- Processando – O pagamento foi recebido e o estoque foi reduzido, o pedido está aguardando a finalização;
- Concluído – Pedido finalizado e completo – não requer novas ações;
- Aguardando – Aguardando pagamento – o estoque é reduzido, mas você precisa confirmar o pagamento;
- Cancelado – Cancelado por um administrador ou pelo cliente – nenhuma outra ação é necessária;
- Reembolsado – Reembolsado por um administrador – nenhuma outra ação é necessária;
Visualizando os pedidos
Quando você começar a ter pedidos, a página de gerenciamento de pedidos vai começar a encher. Você pode ver esses pedidos, indo em WooCommerce > Pedidos, no menu de administração à esquerda da página.
Cada linha de pedido exibe informações úteis, tais como o endereço do cliente, o seu e-mail, número de telefone, e o status do pedido. Você pode clicar sobre o número do pedido ou no botão “Visualizar” para ver a página com os detalhes do pedido (nesta página você também poderá editar os detalhes do pedido e atualizar seu status).
Você pode filtrar a lista de pedidos exibidos por data, status e cliente, usando o formulário no topo da tela:
As linhas de pedido também têm alguns botões de atalho úteis para alterar o status do pedido para “completo” ou “processando”, se você quiser fazê-lo rapidamente:
Editando/visualizando um pedido
Na página com os detalhes de um pedido você poderá ver os dados do pedido e também poderá atualizá-los.
Você pode:
- Alterar o status do pedido
- Editar itens do pedido – alterar o produto, preços e impostos
- Estoque – Reduzir e restaurar estoque de um pedido
- Ações do pedido – Reenviar e-mails sobre o pedido para o cliente utilizando o menu acima do botão “Salvar pedido”. Reenviar email de “Novo Pedido”, “Processando Pedido”, “Pedido Concluído” ou “Fatura” – muito útil se tiver que criar pedidos manualmente para os seus clientes
Dados do Pedido
O painel de dados do pedido permite que você modifique o status do pedido, visualizar (ou alterar) a nota para os clientes, e alterar o usuário/cliente que o pedido foi atribuído.
Aqui você também vai encontrar os endereços de cobrança e de entrega dos clientes. Para editar os endereços clique em “Editar”, aparecerá um formulário. Uma vez salvo, o novo endereço será exibido.
Itens do Pedido
O próximo painel na página do pedido é o painel de itens do pedido. Este painel lista os itens que estão no pedido, as quantidades e valores.
As partes editáveis do painel de itens do pedido são:
- Classe de Imposto - classe de imposto do produto. Isto pode ser ajustado se, por exemplo, o cliente é isento de impostos.
- Quantidade - a quantidade de itens que o usuário está comprando
- Subtotal - valor antes dos descontos de impostos
- Total - valor após os descontos de impostos
Aqui você pode adicionar taxas adicionais para os itens. Clique em “Adicionar taxa” e preencha o nome de taxa, situação fiscal e quantidade:
Total do Pedido
- Desconto do Carrinho – desconto antes dos impostos serem aplicados. Pode ser calculado pelo botão “Calcular totais”.
- Desconto da Compra – descontos após os impostos serem aplicados. Precisam ser inseridos manualmente.
- Os custos de envio – custo sem imposto.
- Método do transporte – o nome do método.
- Impostos do Carrinho – totais de impostos no carrinho.
- Impostos sobre a taxa de entrega – total de imposto de envio.
- Total do pedido
- Método de pagamento – nome do método de pagamento utilizado.
Há dois botões disponíveis neste painel – Calcular impostos e Calcular totais. O cálculo de impostos vai usar os seus valores, e calcular o imposto com base no endereço de entrega dos clientes. Se o endereço do cliente não foi informado, ele irá considerar o endereço da loja para calcular os impostos.
Existe também uma seção denominada linhas de impostos. Este é o lugar onde você pode definir (e nomear) várias linhas de impostos. Isto é útil se, por exemplo, você utiliza vários tipos de impostos ou usa impostos compostos. Estes valores são apresentados na fatura do cliente.
Adicionando um pedido manualmente
Adicione um pedido usando o link “Adicionar pedido”, no topo da página de pedidos. Após adicionar, você poderá inserir os dados do cliente, adicionar itens e calcular os totais. Você deve definir um status para o novo pedido – se ele ainda precisa ser pago, use o status “pendente”.
Após salvar, você pode usar as Ações do pedido para enviar um e-mail ao cliente com as instruções de pagamento (selecione a opção “Fatura”). Para enviar, certifique-se de clicar em Salvar Pedido.
Notas do Pedido ou do Cliente
O painel de “Notas do Pedido” exibe notas anexadas ao pedido. Elas são usadas para armazenar eventuais detalhes, tais como resultado de um pagamento, ou redução dos itens do estoque, e para adicionar notas ao pedido para o cliente ver. Alguns meios de pagamento também adicionam notas para depuração.
O recurso de notas pode ser uma ferramenta muito poderosa para a comunicação com os clientes. Precisa adicionar o número de rastreio do transporte da encomenda? O estoque está atrasado? Adicione uma nota aos clientes e eles serão notificados automaticamente.
Quando adicionadas, as notas dos clientes são destacadas em roxo. Os clientes recebem as notas por e-mail, mas podem visualizá-las através da visualização de pedidos (no menu “Minha Conta”, no site da Loja).
Reembolsando Pedidos
Embora não seja uma opção nativa do WooCommerce, você pode fazer reembolso de valores, se sua loja permite isso. No momento isso depende se o “gateway de pagamento” utilizado por você permite isso.
Realize o reembolso através do gateway de pagamento e volte ao WooCommerce para fazer a marcação apropriada ao pedido. Após marcar o status como reembolsado, remova quaisquer permissões de download que possa ter, adicione uma nota privada ou para o cliente, etc…
Esperamos ter este recurso mais integrado nativamente ao WooCommerce no futuro.
