Depósito bancário e transferência bancária
Descrição: consiste em deixar um número de conta para que o visitante após confirmar a compra, faça o depósito ou transferência para sua conta corrente.
Vantagens:
- Deve ser utilizado como um dos recursos, porém não recomendamos você dispor apenas dessa forma de pagamento.
Desvantagens:
- Não é automatizado, com isso pode haver erros na logística do produto.
Boleto bancário
Descrição: consiste na impressão de um título bancário, onde o comprador pode realizar seu pagamento em qualquer agência bancária.
Cada boleto é associado com um código de pedido. Quando o boleto é pago, o banco identifica automaticamente e informa à loja que o pagamento foi efetuado.
Vantagens:
- Deve ser utilizado como recurso, porém a loja não deve depender apenas dessa forma de pagamento.
Desvantagens:
- Necessário ter uma conta em banco com opção de cobrança por boletos.
- Se o processo não for automatizado, pode haver erros na logística do produto.
Intermediadoras de pagamento
Descrição: são empresas que atuam na internet. Tais empresas fazem "uma ponte" entre as lojas e os bancos. Estas empresas possuem convênios com administradoras de cartão de crédito e estabelecimentos bancários. Também possuem mecanismos de segurança e mantém o sigilo das informações fornecidas pelos clientes no ato da compra. Exemplo de empresas: Paypal, PagSeguro.
Vantagens:
- Não é necessário investir dinheiro em GATEWAY de pagamento nem em convênios com operadoras de crédito.
- Oferecem todas as bandeiras de cartão de crédito sem burocracia, basta se cadastrar gratuitamente no site.
- Oferece sistema de boleto bancário.
- Todo o processo é automatizado com a loja virtual, ou seja, não depende de nenhum processo humano para automatização das compras.
Desvantagens:
- O cliente muitas vezes precisa ir ao site da intermediadora de pagamento para concluir uma compra.
- As intermediadoras cobram taxas nos produtos vendidos.
- As taxas de juros cobradas em transações que exigem parcelamento das compras por parte do cliente é mais alta do que as formas tradicionais.
- Você não recebe o dinheiro diretamente em sua conta bancária. O dinheiro fica disponível para saque apenas depois de alguns dias (varia de acordo com intermediadora de pagamento)
GATEWAY de pagamento
Descrição: sistema independente integrado entre o banco e sua loja virtual. Com ele você não precisa de intermediadora de pagamento e o dinheiro pago pelo cliente cai diretamente em sua conta corrente.
Vantagens:
- Não existe cobrança de taxas do GATEWAY sobre suas vendas.
- O pagamento por parte do cliente é feito dentro da própria loja virtual, ou seja, o cliente não é redirecionado a outra página para concluir o pagamento, facilitando as vendas de seus produtos.
- As opções de parcelamentos e juros por parte da loja / cliente são definidas previamente em acordos feitos diretamente com as operadoras de crédito.
- Garantia de serviço estabelecido em contrato.
- Autonomia para aprovar e recusar vendas.
- Aceita cartões emitidos no exterior.
Desvantagens:
- Exige contratação de bancos e negociação com operadora de cartão de crédito que geralmente costuma ser burocrático.
- É cobrado um valor inicial para homologação do serviço e compra de créditos para efetuar as transações na loja virtual (compra de produtos).
- Para cada bandeira de cartão de crédito e modalidade de pagamento é exigido um contrato novo com o banco.
Observação: Quanto mais opções de pagamento você disponibilizar para seus clientes na loja virtual, mais fácil será a venda de produtos através da internet. Recomendamos que você inicie com uma intermediadora de pagamento (PAGSEGURO ou PAYPAL) e de acordo com o crescimento de seu negócio você insira também o GATEWAY para pagamento (I-PAGARE).